Coordenadores

Silvio de A Carvalho Filho.jpg
Silvio de Almeida Carvalho Filho

 

Pós-Doutor pelo Centro de Estudos Africanos do ISCTE (Lisboa) em 2010, Doutor em História pela Universidade de São Paulo (1994), com a tese "Angola: Nação e Literatura (1975-19850", Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1983) e Graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974).

 

Atualmente, é professor Associado IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro do Mestrado Profissionalizante em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) da UFRJ.

 

Tem experiência em História da África, assim como na área de História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: África, Angola, História e Literatura, Intelectuais. Diferenças e Desigualdades Sociais.

 

Coordena o Laboratório de Estudos Africanos (LEÁFRICA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e é Pesquisador Associado Externo do Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais (LEDDES) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

 

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793990T3

 

Contato: silvioacf@gmail.com

 

Washington Santos Nascimento

 

 

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo - USP (2013). Mestre em Ciências Sociais: Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2008). Especialista em Memória, História e Historiografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2006). Especialista em Educação Superior pelas Faculdades Internacionais de Curitiba FACINTER (2004). Graduado em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2003).

 

Desde 2015 é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), lotado na área de Moderna e Contemporânea, na sub-área de História da África. É também membro do Comitê Editorial da Revista Transversos (ISSN 2179-7528) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

 

Coordena a linha de pesquisa Áfricas junto ao Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades (Leddes - UERJ). Tem experiência na área de História, com pesquisas e publicações sobre escravidão, populações negras e racismo, com 2 livros organizados e mais de 20 artigos publicados.

 

Atualmente tem dado ênfase a História da África, atuando principalmente nos seguintes temas: Angola, Luanda, memória, literatura, assimilados, intelectuais.

 

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746792H0

 

Contato: washingtonprof@gmail.com

GRUPO DE PESQUISA