Pesquisadoras/es

DOUTORAS/ES
Amanda Palomo Alves
Natural de Marília, SP. Graduou-se e Especializou-se em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e concluiu seu Mestrado em História pela mesma Instituição. É Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando, principalmente, nos seguintes temas: História da África, com ênfase em Angola - século XX; história e cultura afro-brasileira; história e música; relações raciais no Brasil e ensino de História. Tem experiência docente em cursos de graduação e pós-Graduação e é pesquisadora em vários projetos e grupos de pesquisa, entre eles, Núcleo de Estudos Contemporâneos da UFF (NEC-UFF) e Grupo de Pesquisa Multi Institucional "Áfricas" (UERJ-UFRJ). Cabe ressaltar, ainda, que em 2010 Alves foi vencedora do "Prêmio de Monografias e Dissertações da Fundação Cultural Palmares" com a dissertação "O poder negro na pátria verde e amarela: musicalidade, política e identidade em Tony Tornado (1970)".
Currículo Lattes
 
Pesquisa em curso:  canção popular urbana de Angola, no período pós independência.
Gustavo Durão
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006) e mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Doutorado pelo programa de História Comparada da UFRJ, com estágio doutoral no Institut d'études politiques - Science Po (Paris). Trabalha com História da África com ênfase nas abordagens que tangem colonização francesa, Movimento da Négritude, colonialismo, filosofia africana, construção dos Estados nacionais no continente africano e as vertentes do pan-africanismo transnacional. Tendo atuado no curso à distância para Educação das Relações Étnico raciais (UFSCar) e atuado junto ao Laboratório de Estudos Africanos (UFRJ-LEÁFRICA).
Pesquisa em curso:  Pan-Africanismo. 
Currículo Lattes
Fátima Machado Chaves

 

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (1972),Mestrado em Educação na Universidade Federal Fluminense (1998) e Doutorado em Saúde Pública pela ENSP/Fundação Oswaldo Cruz (2004). Tem experiência docente no Ensino Superior Presencial e à Distância, na área de História e Pedagogia. Disciplinas: Teoria e Metodologia, Monografia, Currículo, EJA, Pedagogia Institucional, Gestão Escolar, Estágio Supervisionado. Atua principalmente nos seguintes temas: Representações da África e da cultura afro-brasileira no sistema educacional, Relações sociais de gênero e raça/etnia, Saúde Pública, Educação e Saúde, Saúde do Trabalhador. Atualmente é professora tutora da disciplina Educação e Trabalho do Curso de Pedagogia à Distância do Consórcio CECIERJ/UAB/UNIRIO.

 

Pesquisa em curso:  A atuação dos Padres e Irmãs Palotinos em Moçambique: um exemplo do Missionarismo Católico Brasileiro no tempo presente.

 

Currículo Lattes

 

Carolina Bezerra Machado
 

Doutoranda do Programa de pós graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF), em que desenvolve a pesquisa sobre as relações de poder em Angola no pós-independência a partir de uma leitura do intelectual Pepetela. Possui mestrado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em que desenvolveu a pesquisa sobre as esquerdas brasileiras durante a Ditadura civil-militar brasileira a partir das crônicas de Nelson Rodrigues. É graduada em bacharel e licenciatura plena em História pela UFF. Possui experiência em ensino a distância e presencial. Atualmente é membro da Comissão editorial da Revista Cantareira (UFF). Tem interesse pelas seguintes áreas: África, Angola, Cultura Política, História e Literatura e intelectuais.

 

Pesquisa em curso: Relações de poder entre o Estado e a sociedade na Angola independente a partir das representações de Pepetela (1975-2005).

 

Currículo Lattes

 
 
Christian Rodrigues Fischgold

 

Bacharel em Cinema pela Universidade Estácio de Sá (2011). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Letras, Cinema e Linguagens Audiovisuais. Mestre em Letras - Literatura Portuguesa e outras Literaturas - UERJ (2012 - 2014). As relações entre a literatura angolana e a portuguesa, suas vertentes nacionais e transnacionais, com ênfase nas relações interdisciplinares entre estética e política, cultura e poder e nas figurações e reconfigurações identitárias contemporâneas. Doutorando em Letras - Literatura Comparada - UERJ (2014 - 2018). As representações indígenas na literatura brasileira e o pós colonialismo em solo africano. Membro do Grupo de Pesquisa do Escritório Modelo de Tradução Ana Cristina César - Centro de Estudos Interculturais do Instituto de Letras da UERJ, coordenado pela Professora Dra. Maria Aparecida Andrade Salgueiro. É professor conteudista da disciplina Literaturas Africanas de Língua Portuguesa do projeto EAD-UFF, promovido em parceria pela UFF/CEDERJ.

 

Pesquisa em curso:  Estudo comparativo entre a obra ficcional do antropólogo angolano Ruy Duarte de Carvalho e no modernismo brasileiro.

 

Currículo Lattes

Luzineide Miranda Borges

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2008), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2002), Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2000). Professora Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz - Ba. Tenho experiência em: Gestão e Coordenação Escolar, docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, EAD, pesquisando Cotidianos Educativos, Educação nos Terreiros, Africanidades e Cibercultura.

Curriculo lattes

Marilda dos Santos Monteiro das Flores
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Curso de Mestrado e Doutorado da UERJ pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008); Doutoranda em História Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2014). É professora regente da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro. Atuando principalmente nos seguintes temas: lei 10.639/2003, ensino de história, memória e identidade, Descolonização e Retornados de Angola.
Pesquisa em curso: Reconstruindo a identidade em solo estranho: a análise dos retornados de Angola em Portugal e as estratégias de reconstrução através do uso de imagens fílmicas.
 
Currículo Lattes

 

Matheus Serva Pereira 

Graduado e mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense, com financiamento do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Atualmente cursando o doutorado em História Social da África, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com financiamento da Fundação de Amparo e Pesquisa de São Paulo (FAPESP). A presente pesquisa de doutoramento, com defesa agendada para o dia 12 de dezembro de 2016, possui o objetivo de investigar as relações quotidianas nos espaços de lazer e de sociabilidade na cidade de Lourenço Marques, atual Maputo, entre o final do século XIX e a década de 1940. Minhas pesquisas concentram-se nas áreas da História Social do Trabalho, História da África, História de Moçambique, colonialismo europeu na África e urbanidades em contextos africanos. Atuo profissionalmente ministrando aulas de História, principalmente relacionadas as experiências negras no Mundo Atlântico e as experiências africanas em contextos coloniais entre o final do século XIX e a década de 1970. Sou membro do Grupo de Pesquisa Áfricas UERJ/UFRJ e investigador integrado do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Também faço parte do conselho editorial da revista Práticas da História: Journal of theory, historiography and uses of the past.
Currículo Lattes

 

 

DOUTORANDAS/OS 
Priscila Henriques Lima

Doutoranda em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro na linha de pesquisa Política e Cultura com a tese "A utopia da educação como prática da liberdade em Angola: da guerra de libertação ao pós-independência (1965-2002)". Mestre em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na linha de política e cultura com a dissertação "Práticas e discursos em uma literatura de guerrilha: Mayombe e As Aventuras de Ngunga de Pepetela (1960-1970)" onde foi aprovada com indicação à publicação. Graduada em História pela Universidade Católica de Petrópolis. Interessada na área de representações da história por meio da literatura, com enfoque no processo de descolonização de Angola e na construção do seu nacionalismo e de um conceito de identidade. Fundadora e editora da Revista Eletrônica Veredas da História .

 

Pesquisa em curso: A utopia da educação como prática da liberdade em Angola: da guerra de libertação ao pós-independência (1965-2002)

Currículo Lattes

 

 

Alexandre Reis

Doutorando em História Social pelo PPGHIS UFF com o projeto Navegando pela Kalunga grande: músicos brasileiros e angolanos, identidade e transnacionalismo (Brasil e Angola, 1950 – 1980). Membro do Grupo de Pesquisa Africas e do NEAF UFF. Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense. Áreas de interesse são História da África, Ensino de História e Diversidade, Música e Identidade, História do Brasil República, História Transnacional e Estudos sobre Diáspora. Atuou em projetos sociais relacionados ao ensino de História. Também atuou em disciplinas relacionadas ao ensino de História para os cursos de graduação em Pedagogia e Licenciatura em Turismo na modalidade EAD. Atualmente leciona para as séries finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio na rede pública. Outra atividade desenvolvida recentemente foi a orientação de monografias do curso de especialização em Educação e Relações Étnico Raciais do PENESB UFF.

 

Pesquisa em curso: Navegando pela Kalunga grande: músicos brasileiros e angolanos, identidade e transnacionalismo (Brasil e Angola, 1950 – 1980)

Currículo Lattes

 
MESTRES
Elaine Cristina Marcelina Gomes

 

Possui graduação em História pela Universidade Salgado de Oliveira (2008), mestrado em História pela Universidade Salgado de Oliveira (2012). Professora e pesquisadora do Instituto de Pesquisa e memória dos Pretos Novos- IPN. Pesquisadora no grupo de pesquisa do LAPSIAFRO, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Religião, candomblé, Gênero, etnia, rituais, rituais fúnebres, Africanos e retornados, Família Bamboxê, hierarquias sociais.

 

Pesquisa em curso:  ·Bamboxê Obitikô: trânsitos religiosos e redes de poder de um sacerdote africano.

 

Currículo Lattes

 
 
Giovanni Mannarino

Mestre em história no Programa de Pós-graduação em História Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bacharel e licenciado em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é membro do  Áfricas e professor de história do Pré-vestibular Social da Fundação Cecierj.

Pesquisa em curso:  Os romances de Chinua Achebe no contexto das lutas de libertação da África.

Currículo Lattesgr

MESTRANDOS

 
Nathalia Rocha Siqueira 

Possui graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professor - Pré-vestibular comunitário CEFET. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras. Pesquisadora no grupo multi-institucional (UERJ-UFRJ), Áfricas. Atuação acadêmica: professora no curdo pré-vestibular social da CEFET e pesquisadora no grupo multi-institucional (UERJ-UFRJ): Áfricas. Áreas de interesse: história, literatura e cultura, religiosidades de matrizes africanas, história da África, Angola, Trânsitos entre Angola e Brasil, Sociedade kimbundu, estudos sobre as heranças afro-brasileiras, Brasil como espaço de memória africana, literatura como espaço de memória. 

Pesquisa em curso: trânsitos entre a cultura kimbundu e afrobrasileira. A função da história, da literatura e da religião como repositórios de memória, herança cultural e religiosa, formação/ estruturação social.

 

Currículo Lattes

 
GRADUADAS/OS
Ana Lúcia Rabello Silva

 

Possui graduação em História pela Universidade Gama Filho (2007). Participou do projeto "Recuperação do Acervo Fílmico sob a guarda do Arquivo Nacional" - por força de Convênio entre a Universidade Gama Filho e Atlântida Cinematográfica Ltda. Especialista em História da África e do Negro no Brasil pela Universidade Candido Mendes (2009) e em História do Rio de Janeiro pela Universidade Federal Fluminense (2012) cujo interesse é desenvolver projeto de pesquisa a respeito dos aspectos culturais dos escravizados no Rio de Janeiro do século XVIII.

 

Pesquisa em curso: A Capulana (Tsonga) como suporte histórico. Reflexões sobre as criações simbólicas encontradas nos tecidos africanos. Foco central: Moçambique, grupo étnico.

 

Currículo lattes

GRUPO DE PESQUISA