banner_1.png

ÁFRICAS: SOCIEDADE, POLÍTICA E CULTURA

Grupo de Pesquisa Interinstitucional (UERJ-UFRJ)

O Grupo Áfricas reúne pesquisadores que tem o interesse de realizar debates sobre o continente africano, através das relações entre História, Literatura e Antropologia.

 

Nossos objetivos são:

a) Construir um espaço de pesquisa que seja referência nos estudos africanos no Rio de Janeiro e em todo o Brasil;

b) Ser um espaço de fomento de projetos de pesquisa e extensão voltados para a formação de professores da educação básica, pesquisadores e qualquer pessoa que se interesse pelo tema;

c) Promover as bases de uma educação antirracista, a partir da difusão de conhecimento pautado na valorização das culturas, povos, línguas e histórias do continente africano na educação básica.

 

Realizamos encontros quinzenais online para debater projetos de pesquisa e textos acadêmicos relacionados ao continente africano de membros do grupo e de autores que são referência para a área. Além disso, fazemos o Seminário Áfricas, cujo objetivo é socializar nossas pesquisas para um público mais amplo, e efetuamos publicações por meio de e-books em um selo próprio, o Edições Áfricas. A participação em nosso grupo é livre e aberta. Aos interessados, basta entrar em contato conosco, na aba contato.

modelo_1.png
Grupo 3.jpg
APRESENTAÇÃ0

O grupo Áfricas possui, como finalidade, a produção de pesquisas e debates associados ao continente africano, a partir da relação entre História, Literatura e Antropologia. Para tanto, há encontros quinzenais, na UERJ e na UFRJ, para a discussão de projetos de pesquisa e textos de membros do grupo. 

  

Nos anos ímpares, realizamos o “Seminário Áfricas”, com o objetivo de socializar nossas pesquisas para um público mais amplo, além da troca de informações diversas. Já nos anos pares, focamos na formação de professores da educação básica, através do projeto "Entre Corporalidades, escritas e cibercultura: seis dimensões para o Ensino de História da África". 

  

Criamos publicações através dos e-Books em um selo próprio, o "Edições Áfricas". 

OBJETIVOS

1.

Crescemos enquanto um espaço de referência na pesquisa nos estudos africanos no Rio de Janeiro

e no Brasil.

2.

Ser um espaço de fomentação de projetos de extensão voltados à formação de professores da educação básica, bem como de militantes de movimentos sociais ligados à causa negra e/ou africana.

3.

Produzir e compartilhar conhecimentos acerca do continente africano para os mais diversos públicos. 

4.

Incentivar projetos de pesquisa no campo dos Estudos Africanos e fomentar o diálogo sobre assuntos relacionados às histórias, culturas e povos do continente.

5.

Construir espaços para debater sobre a existência de diferentes Áfricas e a importância de viabilizarmos a pluralidade desse continente tão rico.

METODOLOGIA

O grupo se reúne, quinzenalmente, na UERJ ou no Laboratório do Tempo Presente (UFRJ), para a discussão de textos teóricos ou de trabalhos de pesquisa.  

  

A participação é livre e aberta a quaisquer interessados, sendo necessário entrar em contato com os coordenadores para fazer parte dos encontros.